Home
Endereço
Av. Prestes Maia, 464
SANTA IFIGÊNIA
CEP:01031-000
FONES:(011) 3227-1782
3229-9716 3326-2051

 

 
 Profissões nas Escolas Técnicas

                          CURSOS TÉCNICOS

 ADMINISTRAÇÃO: O Técnico em Administração é o profissional que controla a rotina administrativa das empresas. Colabora nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e intermedeia mão-de-obra para colocação e recolocação profissional. Atua na área de compras; auxilia no setor contábil e assessora a área de Vendas. Intercambia mercadorias e serviços e executa atividades nas áreas fiscais e financeiras.
MERCADO DE TRABALHO: Áreas da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços em empresas em geral,  de pequeno e médio porte, entre outras.
 
ALIMENTOS: o Técnico em alimentos é o profissional que executa o controle de qualidade física, química, microbiológica e sensorial de matérias-primas, produtos alimentícios e bebidas. Controla operações nos processamentos de alimentos e bebidas, aplica técnicas de GMP nos processos industriais e laboratoriais de controle de qualidade. Avalia a qualidade nutricional dos alimentos; supervisiona o processamento industrial dos alimentos e inspeciona os produtos para comercialização.
MERCADO DE TRABALHO: Indústrias de alimentos em geral, entrepostos de armazenamento e beneficiamento de matérias-primas, institutos de pesquisa, órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor.
 
ASSESSORIA EMPRESARIAL: O Técnico em Assessoria Empresarial é o profissional que colabora com a administração da empresa, viabilizando liderança e motivação, assessora todos os departamentos, aplica procedimentos para recrutamento de pessoal, acompanha as etapas do processo de seleção e verifica contratos de trabalho, assim como controla a exatidão e a pertinência dos tributos.
MERCADO DE TRABALHO: Áreas da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outras.
 
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL: O Técnico em Automação Industrial é o profissional que instala, opera e projeta sistemas aplicados ‘a automação e ao controle, provendo infra-estruturas para sua implantação; analisa especificações de componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados; coordena equipes de trabalho e organiza o controle de qualidade de sistemas e dispositivos automáticos.
 MERCADO DE TRABALHO:  Indústrias em geral.
AUTOMAÇÃO PREDIAL: O Técnico em Automação Predial é o profissional que seleciona, instala e integra sistemas de automação predial. Elabora e interpreta projetos integrados, leiautes, diagramas e esquemas. Executa a manutenção de instalações  e de sistemas de automação predial, caracterizando e determinando aplicações de materiais, acessórios, dispositivos, instrumentos, equipamentos e máquinas.
 MERCADO DE TRABALHO: Grandes ou pequenas empresas fabricantes ou instaladoras de sistemas de automação predial, tais como sistemas de controle, sistemas de segurança eletrônica, sistemas de cabeamento estruturado e telefonia. Presta serviços como autônomo ou com o funcionário de empresas instaladoras para incorporadores, arquitetos ou mesmo para moradores residenciais.
 
 AUTOMOBILÍSTICA: O Técnico em Automobilística é o profissional que atua em montadoras industriais de autopeças, nos setores de produção e planejamento. Acompanha a manutenção geral de veículos, elaborando diagnósticos das partes mecânicas, eletroeletrônicas e de eletrônica embarcada, verificando e cadastrando peças e ferramentas. Avalia testes de motores e elabora relatórios técnicos.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústrias e concessionárias de veículos, oficinas de reparos, empresas de transportes, locadoras de veículos e retíficas.
 
CONTABILIDADE: O Técnico em Contabilidade é o profissional que realiza atividades inerentes ‘a contabilidade em empresas, em órgãos governamentais ou em outras instituições públicas e privadas. Para tanto, constitui  e regulariza a empresa, identifica  documentos e informações, atende a fiscalização e procede ‘a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos e efetua contabilidade gerencial. Administra o departamento de pessoal e realiza controle patrimonial.
MERCADO DE TRABALHO: Áreas da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outras.
 
DESENHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL: O Técnico em Desenho de Construção Civil é o profissional que analisa, elabora e interpreta projetos executivos, de acordo com especificações básicas, legislação e normas técnicas. Também elabora cronogramas e orçamentos, dimensionando e estruturando equipes de trabalho, com vistas ‘a produtividade e ao controle de obras.
MERCADO DE TRABALHO:  Empresas de Construção Civil, públicas e particulares.
 
DESIGN DE INTERIORES: O Técnico em Design de Interiores é o profissional que elabora projetos visando ‘a estética e a funcionalidade dos ambientes, ao planejamento do espaço, do revestimento e do acabamento arquitetônico, distribuição e composição de móveis e projetos de iluminação.
MERCADO DE TRABALHO:  Escritórios ou empresas de decoração, fábricas de móveis, empresas de arquitetura, de cenografia, de montagem de feiras e exposições.
 
DESIGN GRÁFICO: O Técnico em Design Gráfico é o profissional que elabora projetos de comunicação por meio de criação e/ou reprodução de imagens. Trabalha com ilustração, computação gráfica e fotografia. Executam leiautes, artes finais, storyboard, protótipos, embalagens, cartazes etc.
MERCADO DE TRABALHO:  Agências de Propaganda, Gráficas, Editoras e empresas de criação.
 
EDIFICAÇÕES: O Técnico em Edificações é o profissional que executa atividades específicas da área de Construção Civil, tais como concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da
Execução de diferentes etapas do processo construtivo, realização do controle tecnológico de materiais e do solo e levantamentos topográficos e planialtimétricos, com senso crítico e analítico.
MERCADO DE TRABALHO:  Empresas de Construção Civil, públicas e particulares.
 
ELETROELETRÔNICA: O Técnico em Eletroeletrônica  é o profissional que planeja serviços de instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos; interpreta ordens de serviços, desenhos e cronogramas de projetos. Instala, inspeciona e ativa sistemas, montando e conectando equipamentos para instalações, ajustando parâmetros elétricos e lógicos dos equipamentos, realizando testes e corrigindo falhas. Realiza manutenções preventivas e corretivas dos sistemas eletroeletrônicos e elabora documentos técnicos.
MERCADO DE TRABALHO: Indústrias e empresas de manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.
 
ELETROMECÂNICA: O Técnico em Eletromecânica é o profissional que avalia a relação o custo-benefício na manutenção de equipamentos e de processos de produção, assim como planeja as atividades das equipes de trabalho. Desenvolve projetos de manutenção e instalação e adapta sistemas convencionais de produção e tecnologia atuais.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústrias em geral.
ELETRÔNICA: O Técnico em Eletrônica  é o profissional que planeja serviços de instalações, operação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos por meio da  interpretação de ordens de serviços, de desenhos, de esquemas, de diagramas  e de cronogramas de projetos. Instala equipamentos, aparelhos e dispositivos eletrônicos, ajustando parâmetros elétricos e lógicos dos equipamentos, realizando testes e corrigindo falhas. Realiza treinamento operacional, manutenção preventiva de sistemas eletrônicos.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústrias em geral.
 
 
ELETROTÉCNICA: O Técnico em Eletrotécnica  é o profissional que planeja serviços de instalações, operação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos por meio da  interpretação de ordens de serviços, de desenhos, de esquemas, de diagramas  e de cronogramas de projetos. Elabora desenhos; desenvolve, dirige e executa projetos de instalações elétricas. Instala equipamentos, aparelhos e dispositivos elétricos, ajustando parâmetros elétricos e lógicos dos equipamentos, realizando testes e corrigindo falhas. Opera sistemas, equipamentos e aparelhos e realiza treinamento operacional. Realiza manutenção preditiva, preventiva e corretiva de sistemas eletrônicos. Organiza o local de trabalho e trabalha segundo normas técnicas de segurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.
MERCADO DE TRABALHO:  Empresas construtoras, usinas hidroelétricas e termoelétricas e indústrias em geral.
 
ENFERMAGEM: O Técnico em Enfermagem é o profissional que, tendo o exercício regulamentado por lei, integra uma equipe e desenvolve, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelos processos geradores de saúde e doença.
MERCADO DE TRABALHO:  Instituições de saúde pública e privada, em domicílio, em sindicatos, em empresas, em associações, em escolas, em creches, em clubes, entre outros.
 
GESTÃO AMBIENTAL: O Técnico em Gestão Ambiental é o profissional que atua na avaliação de riscos e no gerenciamento ambiental, como também assessora na elaboração de laudos e na disseminação de práticas de educação ambiental.
MERCADO DE TRABALHO:  Estabelecimentos industriais e agroindustriais, empresas agropecuárias, mineradoras, empresas públicas de controle de poluição, empresas de consultoria, órgãos públicos, prefeituras municipais, parques e reservas ambientais e centros de pesquisas.
 
GESTÃO DE PEQUENOS NEGÓCIOS: O Técnico em Gestão de Pequenos Negócios é o profissional que exerce a administração em pequenas empresas industriais, comerciais, agrícolas e de serviços, cuidando das áreas de recursos humanos, financeira, produtiva e comercial. Planeja, dirige e controla as atividades de uma pequena organização, seja como proprietário ou como empregado.
MERCADO DE TRABALHO:  Áreas da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outros.
 
GESTÃO EMPRESARIAL: O Técnico em Gestão Empresarial é o profissional que adota uma visão sistêmica da organização para atingir os objetivos no processo de produção da área de Gestão, atuando na prestação de apoio administrativo a todo e qualquer tipo de organização, e até mesmo, a indivíduos que, como decorrência da particularidade de suas atividades profissionais, necessite do auxilio de especialista em gestão. Será capaz de atuar e interferir com ações proativas no planejamento organizacional e dos processos, bem como operar controle e avaliar todos os ciclos da gestão.
MERCADO DE TRABALHO:  Áreas da Indústria, Comércio, Prestação de Serviços, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outros.
 
HOTELARIA: O Técnico em Hotelaria é o profissional que gerencia serviços em meios de hospedagem e alimentação, promove vendas e marketing, gerencia e supervisionam recursos humanos, financeiros, administrativos,  de saúde e de segurança do trabalho. Planeja, organiza e supervisiona eventos.
MERCADO DE TRABALHO:  Hotéis, Resorts, flats. Pousadas e Campings.
 
INFORMÁTICA: O Técnico em Informática é o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações e interfaces gráficas; monta estruturas de bancos de dados e codifica programas; projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e de aplicações; seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústrias em geral, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos municipais, estaduais e federais, empresas em geral de pequeno e médio porte, entre outros.
 
LABORATORISTA INDUSTRIAL: O Técnico em Laboratorista Industrial é o profissional que efetua analisas químicas qualitativas e /ou quantitativas, visando à liberação de matérias-primas para a industrialização. Acompanha o processo de fabricação de produtos, controlando suas diversas etapas, determinando correções e liberando produtos acabados. Também realiza ensaios metalográficos e mecânicos e emite pareceres com relação aos lotes de peças, determinando a aceitação ou a rejeição dos produtos. Atende fornecedores ou seus representantes, fornecendo informações e explicações acerca dos testes e amostras.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústria química e metalúrgica.
 
 
LOGÍSTICA: O Técnico em Logística é o profissional que executa os processos de planejamento, operação e controle de programação da produção de bens e serviços, programação de manutenção de máquinas e de equipamentos, de compras, de recebimento, de armazenamento, de movimentação, de expedição e de distribuição de materiais e produtos, utilizando tecnologia de informação.
MERCADO DE TRABALHO:  Áreas da Indústria, Comércio e empresas de consultoria.
 
MARKETING E VENDAS: O Técnico em Marketing e Vendas  é o profissional que atua na elaboração de estatísticas, levantamento do volume de vendas, de cálculo de comissões, controle de despesas sobre as vendas, elaboração da previsão de vendas e colabora no plano estratégico comercial.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústria e Comércio em geral.
 
MECÂNICA: O Técnico em Mecânica é o profissional que elabora projetos mecânicos e sistemas automatizados, monta e instala máquinas e equipamentos, planeja e realiza manutenção preventiva, desenvolve processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos, elabora documentação, realiza compra e vendas técnicas e cumpre normas  de segurança no trabalho e prevenção ambiental.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústria em geral.
 
MECATRÔNICA: O Técnico em Mecatrônica é o profissional que participa na elaboração de projetos dos sistemas convencionais e de automação para programas, controle, instalação e manutenção. Planeja e realiza a manutenção preventiva e corretiva; desenvolve processos de automação e montagem; analisa e propõe soluções de higiene e segurança no trabalho; planeja e propõe melhoria contínua de processos de fabricação, seguindo critérios de qualidade.
MERCADO DE TRABALHO:  área da Indústria em geral.
 
MEIO AMBIENTE: O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que identifica e caracteriza situações de risco, aplicando métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais. Identifica os procedimentos de avaliação, de execução de estudos e de relatórios de impacto ambiental (AIA/EIA/RIMA). Interpreta resultados analíticos referentes aos padrões de qualidade do solo, do ar, da água e da poluição visual e sonora. Aplica as legislações ambientais locais, nacionais e internacionais. Identifica as atividades produtivas geradoras de resíduos sólidos, poluentes atmosféricos e afluentes líquidos, propondo soluções para seu controle. 
MERCADO DE TRABALHO:  Estabelecimentos Industriais e agroindustriais, mineradoras,  empresas agropecuárias, empresas públicas de controle de poluição, empresas de consultoria, órgãos públicos, prefeituras municipais, parques e reservas ambientais e centros de pesquisas.
 
MUSEU: Técnico em Museu é o profissional que auxilia os trabalhos técnicos nos processos de organização, de conservação, de pesquisa e de difusão de documentos e de objetos de caráter histórico, científico, artístico, literário ou de outras naturezas. Atua no planejamento, na instituição e no gerenciamento de acervos e de respectivos espaços, nas instâncias públicas e particulares. Gerencia oferecimento de produtos e de serviços ao público de espaços museológicos.
MERCADO DE TRABALHO:  
Museus e instituições afins públicas ou particulares.
 
NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: O Técnico em Nutrição e Dietética é o profissional que atua em atividades relacionadas à alimentação e à nutrição com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde de indivíduos e/ou de coletividades. Desenvolve também atividades de supervisão e de controle técnico e administrativo da área de alimentação e nutrição.
MERCADO DE TRABALHO:  
Hospitais, creches, asilos, ambulatórios, unidades básicas de saúde, indústrias, unidades de alimentação, cozinhas experimentais, indústrias de alimentos, restaurantes comerciais, supermercados, instituições de educação alimentar, empresas que fornecem cestas básicas.
 
PRODUTOS DE DESIGN DE MÓVEIS: O Técnico em Produto de Design de Móveis é o profissional que gerencia os processos de produção e elege alternativas adaptadas à realidade e às necessidades do consumidor e às demandas do mercado. Representa graficamente o produto com sensibilidade estética e funcional, aplicando técnicas de comunicação visual.
MERCADO DE TRABALHO: 
Escritórios de interiores, de design de móveis, de planejamento ambiental de interiores e de indústrias moveleiras.
 
PROJETOS DE MECÂNICA: É o profissional que planeja e desenvolve por meios convencionais e eletrônicos e de  acordo  com normas  técnicas,  projetos de  máquinas, ferramentas  e  dispositivos  de produção  mecânica, especificando  materiais, estimando  custo/benefício;  acompanha  a  execução  e realiza o try-out.
MERCADO DE TRABALHO:
Indústrias mecânicas, empresas de projetos, empresas de engenharia.
 
QUÍMICA: O Técnico em Química é o profissional que executa ensaios físico-químicos, participa do desenvolvimento de produtos e de processos, supervisiona operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção; opera equipamentos em conformidade com normas de qualidade, de biosegurança e controle do meio ambiente. Interpreta os manuais, elabora documentação técnica.
MERCADO DE TRABALHO:  Indústrias farmacêuticas, químicas e de alimentos, instituições científicas e de pesquisa.
 
SECRETARIADO: O Técnico em Secretariado é o profissional que assessora as funções de chefia, executando os serviços rotineiros de escritório. Faz atendimento a clientes, negociações com fornecedores, gerenciamento de informações, administra relacionamentos e conflitos internos e externos. Como gestor de processos, atua na confecção de produtos e na estruturação de portfólio, na elaboração de apresentações, na estruturação de relatórios administrativos, na composição de planilhas orçamentárias e em demais serviços específicos da empresa em que trabalha.
MERCADO DE TRABALHO:  
Empresas comerciais, industriais e bancárias, escritórios de profissionais liberais, empresas e órgãos públicos.
 
SEGURANÇA DO TRABALHO: O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que elabora e programa políticas de saúde e de segurança do trabalho (SST); realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, de qualidade e do meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; atua em perícias e fiscalizações e atua em processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias , processos de trabalho; gerencia documentação de SST, investiga, analisa acidentes e recomenda medidas para sua prevenção e controle.
MERCADO DE TRABALHO:  
indústrias em geral, especialmente em empresas de construção civil.
 
SEGUROS: O Técnico em Seguros é o profissional que analisa e aceita riscos de negócios de seguros, concede participação de riscos ao mercado, controla contas correntes relativas a prêmios e a sinistros e organiza fatos contábeis, com base nas normas e nos limites técnicos e operacionais.
 
MERCADO DE TRABALHO:  
empresas seguradoras e bancos comerciais.
 
TELECOMUNICAÇÕES:  O  Técnico  em  Telecomunicações é o profissional   que  exerce  atividades instalando, operando  e  dando  manutenção  aos sistemas   de  radiocomunicação,  de  telefonia  (fixa  e móvel), de comunicação de dados e de  infra-estruturas de centrais telefônicas.  Elabora, sob supervisão, projetos  de  pesquisa  e  de  aplicação em  Telecomunicações  e em Telemática. Controla a qualidade da fabricação e da montagem de equipamentos.
MERCADO DE TRABALHO:  
Empresas  de  telecomunicações,  indústrias de equipamentos,  órgãos públicos.
 
TRANSPORTE SOBRE PNEUS E TRÂNSITO URBANO: O Técnico em Transporte Sobre Pneus e Trânsito Urbano é o profissional que executa a logística do transporte e do tráfego na malha viária regional e municipal. Relaciona o transporte, o trânsito, a ocupação do solo urbano, o tempo e o ambiente urbano como integrantes de um mesmo sistema. Identificam características da malha viária, os diversos tipos de veículos transportadores; organiza e controla operações de tráfego, aplica a legislação referente ao trânsito de veículos e ao transporte de passageiros. Desenvolve projetos de transporte.
MERCADO DE TRABALHO:  Empresas de transportes públicas ou privadas como: Metrô, CPTM, entre outras.
 
TURISMO: O Técnico em Turismo é o profissional que atua em agências de viagens, hospedagens, empresas de transportes e de eventos; promove e vende produtos e serviços turísticos, bem como desenvolve atividades administrativas, elabora projetos e roteiros turísticos e presta orientação técnica:
MERCADO DE TRABALHO:  Agências de viagem, hotéis, secretarias de turismo, aeroportos.
 
WEB DESIGN: O Técnico em Web Design é o profissional que desenvolve e opera sistema para Web, aplicações e interfaces gráficas; monta estruturas de banco de dados e codifica Web Sites; projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas de aplicações, seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas para Web.
MERCADO DE TRABALHO:  
empresas de E-commerce, E-busines, Softwares Houses, Free Lancer, áreas da indústria, comércio e serviços ou negócio próprio pela Internet.